Com um dos trabalhos mais elogiados de 2023, a cantora Filipe Catto irá subir ao palco do 9º TendaLab para apresentar o show Belezas São Coisas Acesas por Dentro. A apresentação promove uma celebração do repertório da Gal Costa, que nos deixou no final de 2022, sem cair em clichês, resgatando músicas clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana. O festival, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, a partir das 19h, no campus da Ufes, tem direção e curadoria de Lucia Caus, e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

O espetáculo conta com roteiro assinado pela própria Catto, em parceria com Ismael Caneppele e Cris Lisbôa, e reúne sucessos como Tigresa, Vaca Profana, Chuva de Prata e Nada Mais, além de pérolas recentes como Recanto Escuro e Jabitacá.  A produção musical do show é da cantora e do guitarrista Fabio Pinczowski, que ao lado do baixista Gabriel Mayall e da baterista Michelle Abu, forma o power trio que acompanha a artista. 

“A Gal é a matriz fundamental das cantoras brasileiras. Ela deu tudo pra gente: o rock, o samba, a bossa nova, a rebeldia, a elegância”, afirma a cantora. “Nos encontramos algumas vezes e ela sempre foi um amor. Quando me chamaram para fazer essa homenagem, eu fiquei muito grata por poder encarnar essas canções tão poderosas”, disse a artista, que nasceu na mesma data que Gal Costa (26 de setembro). 

O show deu origem ao disco homônimo e reúne uma seleção de 10 faixas compostas por alguns dos mais importantes nomes da música brasileira. O trabalho de estúdio, que está disponível nas plataformas de streaming, narra uma jornada de amor, dor e glória que dialoga diretamente com o processo de afirmação de gênero vivenciado por Catto – que se identifica como uma pessoa não binária. Para o crítico Mauro Ferreira, “Catto reacende a chama transgressora de Gal Costa em álbum movido pela energia do rock”. 

O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ, da Rede Gazeta e do Canal Brasil e o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.  A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).