Com 22 anos de história, a Festa Sintonia vai colocar todo mundo para dançar no 9º TendaLab. O festival, que tem entrada gratuita, acontece nos dias 26 e 27 de julho, a partir das 19h, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória. O evento tem direção e curadoria de Lucia Caus e patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

A Festa Sintonia simboliza a resistência social, cultural e política da geração negra paulistana surgida nos anos 1990, período em que o rap brasileiro estava em um das suas melhores fases, o pagode paulista em destaque e a redescoberta do universo do samba-rock setentista.  O som que toma conta das discotecagens é uma reunião dessas e muitas outras influências sendo uma grande celebração da música preta. 

A festa é comandada por: DJ Ajamu, produtor musical, e autor do elogiado álbum, Reaja! (Vol.1), onde registrou parcerias com nomes como Xis, Sombra e Edi Rock; DJ Will, que vem mostrando seu talento musical desde os dez anos, um prodígio, e que já acompanhou, entre outros, Marcelo D2; e KL Jay, DJ dos Racionais MCs, o grupo de rap mais importante da história e um dos maiores nomes da música brasileira.

“É uma festa de música negra, mais voltada para o hip hop. A gente toca outros ritmos negros também. É mais voltada para o hip hop e o rhythm and blues. A gente conversa com o público, brinca, então pode esperar uma festa alto astral, com energia boa, leve e forte, com qualidade não só musical, mas também de muita técnica dos DJs”, revela KL Jay.

O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ, da Rede Gazeta e do Canal Brasil e o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.  A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).