O Festival TendaLab completa 10 anos em 2025 e já prepara uma edição especial para celebrar a data. Para dar o pontapé com chave de ouro na programação, que acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, em local que será divulgado em breve, a primeira atração confirmada é a cantora e compositora Liniker, que traz para terras capixabas o show de CAJU, baseado no álbum homônimo e que ultrapassa os 160 milhões de plays nas plataformas de áudio. As apresentações da turnê estão esgotadas ou com poucos ingressos disponíveis por onde passam. Além disso, a artista foi a grande vencedora do Prêmio Multishow 2024, que aconteceu no início de dezembro, em que recebeu os prêmios de Artista do Ano, MPB do Ano, Capa do Ano e Álbum do Ano.
“Me sinto realizada em poder reencontrar o público capixaba neste momento da minha carreira, com CAJU, ainda mais no Festival TendaLab, que se propõe a levar cultura de forma gratuita para o público. Sou muito grata pela repercussão do disco e essa grande demanda em torno da turnê representa a concretização de um sonho coletivo”, afirmou Liniker.
Com direção musical de Fejuca e direção artística de Liniker, Celso Bernini/Stage e Renan De Andrade, a turnê de CAJU é dividida em quatro atos, são eles: O Sol Interno, com canções como TUDO e VELUDO MARROM; O Alter Ego com MAYONGA, PAPO DE EDREDOM e mais; O Retrogosto, em que Liniker revista sucessos dos álbuns Índigo Borboleta Anil (2021), Goela Abaixo (2019) e Remonta (2016); e finaliza em tom de Celebração, listando músicas como POPSTAR e FEBRE.
“Ter uma artista como Liniker em nosso line up, além de uma grande honra, materializa a síntese do nosso evento: que é a celebração da diversidade, da criatividade e da inventividade dos músicos brasileiros, na figura de uma das principais artistas da cena contemporânea. Celebrar os 10 anos do TendaLab é reforçar a pluralidade da música produzida no Brasil. Comemorar uma década de um evento que começou pequeno e hoje se tornou um dos grandes festivais do Brasil é emocionante.”, disse Lucia Caus, curadora e diretora do festival, que ressalta que outros grandes nomes da música brasileira serão anunciados em breve. “Vem muito mais por aí”.
A ERA CAJU
Um dos álbuns mais elogiados do ano, CAJU é o trabalho mais pop da carreira de Liniker. Com produção musical assinada pela própria cantora, em parceria com Fejuca e Gustavo Ruiz, o álbum entrega canções extremamente pessoais apoiadas em uma surpreendente mistura de estilos que vai do pop, samba, jazz e house ao pagode, arrocha, disco e reggae.
Uma seleção de artistas de várias gerações e gêneros diferentes também emprestam seus talentos para abrilhantar ainda mais o projeto. Nos créditos nomes como Lulu Santos e Pabllo Vittar (na superpop DEIXA ESTAR), BaianaSystem (na percussiva e ultra dançante NEGONA DOS OLHOS TERRÍVEIS), ANAVITÓRIA e Amaro Freitas (AO TEU LADO balada que mistura o gênio do piano e o vocal da dupla tocantinense), Priscila Senna (no delicioso brega POTE DE OURO) e o duo Tropkillaz (na house, cantada em inglês, SO ESPECIAL).
Além dos milhões de plays que o álbum vem acumulando desde o seu lançamento, tudo que envolve a era CAJU, até o momento, é um fenômeno. O boné com o logotipo do álbum esgotou em cinco minutos, da mesma forma que os ingressos para as três primeiras datas da turnê, em São Paulo, foram comprados na velocidade da luz e deixaram uma fila virtual de 50 mil pessoas. O que comprova a força e o talento de uma das artistas mais talentosas do Brasil.
FESTIVAL TENDALAB
Com direção e curadoria da produtora cultural Lucia Caus, o Festival TendaLab comemora 10 anos em 2025. O evento tem como objetivo fomentar a música brasileira, potencializar a pluralidade de gêneros e promover o encontro do público com os diversos nomes e gerações de artistas da música feita no Brasil. O festival também é um espaço para os profissionais que produzem no Espírito Santo, mostrando a força da cena autoral do estado, além de garantir a democratização do acesso aos bens culturais através da gratuidade do evento.
O 10º TendaLab é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).