Entrada gratuita, um público de aproximadamente 27 mil pessoas e 12 atrações de décadas e gêneros diferentes que compõem um panorama da música contemporânea brasileira. Esse é o resumo do 9º TendaLab, festival realizado no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que proporcionou ao público uma variedade sonora e cultural em dois dias de evento.
CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS DO 9º TENDALAB!
“O 9º TendaLab levou ao público diversas expressões artísticas com músicos de diferentes gerações e estados, apresentando um recorte da criatividade da música brasileira, com destaque para a cena autoral capixaba, com artistas que ultrapassam fronteiras com seu talento. Realizar o festival é um trabalho de muitas mãos, o que impacta na geração de emprego e renda, na ocupação hoteleira, nos restaurantes, e também no turismo. É gratificante trazer esse resultado para o Espírito Santo”, afirma a diretora e curadora do 9º TendaLab, Lucia Caus.
ATRAÇÕES
A programação da sexta-feira (26) teve início com os beats do DJ Zappie, residente da noite. Na sequência, o público conferiu os grandes sucessos da banda Macucos, o baile promovido pelo Aurora Gordon, a celebração de 50 anos de carreira da dama do samba Alcione, o suingue, a simpatia e o talento de Mart’nália e a energia de Roberta de Razão, que estreou o show do seu novo álbum, Mais Forte que Trovão. “O festival é maravilhoso. Contempla culturalmente com inclusão de todos os tipos”, destacou o músico Caio Metteoro, que esteve presente na plateia do primeiro dia do evento.
Filipe Catto no impecável show em que homenageia Gal Costa. Fotos: Marcela Bicalho/ Acervo Galpão IBCA
O sábado (27) começou com a residente DJ Karolla mandando nas pick ups. Logo após, a plateia conferiu uma série de shows incríveis. Filipe Catto entregou uma performance vibrante se apropriando do repertório de Gal Costa. Odair José conquistou a todos com sua simpatia e uma série de sucessos. André Prando apresentou seu novo trabalho Iririu, em uma apresentação cheia de energia. O Fundo de Quintal enfileirou uma série de hits e provou porque faz parte da tradição do samba. Fechando o evento o groove da Festa Sintonia.
ACESSIBILIDADE
Buscando ser um espaço cada vez mais democrático, o 9º TendaLab realizou a tradução em libras nas 12 apresentações musicais que compõem o line up do evento. A área em que ficou localizada a estrutura do evento também foi pensada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tendo um espaço acessível para maior conforto de quem compareceu ao evento.
EMPREGO E RENDA
Outro braço importante do 9º TendaLab está ligado à geração de Emprego e Renda. Para que o evento aconteça, se faz necessário a contratação de uma série de profissionais que atuam em diversas áreas do projeto. Ao todo, 120 pessoas trabalharam diretamente e 300 colaboradores atuaram de forma indireta no evento. Fotógrafos, jornalistas, roadies, equipe técnica de shows, produtores, cenógrafos, revisores, designers, cozinheiros, motoristas, logística, entre outros, que, desta forma, movimentaram a economia da cultura no estado.
REVISTA TENDALAB
Nesta edição, o festival apresentou uma novidade: a Revista TendaLab. A publicação conta com cinco artigos que ampliam as reflexões e as tendências musicais sobre o mercado, além de um texto que aponta alguns dos novos nomes da cena musical capixaba. Outro destaque são os perfis exclusivos e inéditos com os artistas que fazem parte da nona edição do evento. A versão impressa da revista teve tiragem limitada, mas é possível ler o periódico AQUI.
TENDACAST
Outra novidade na nona edição do TendaLab, é o TendaCast, um programa exclusivo de entrevistas com artistas que se apresentaram no festival. Quem assumiu o comando foi Simone Zuccolotto, do Canal Brasil. Em breve o programa estará disponível no canal de Youtube do IBCA.
SITE
No mapa dos principais festivais de música do País, o TendaLab agora tem site. A página tem informações de line up, notícias, a Revista TendaLab em formato digital, galeria de fotos, esclarecimento de dúvidas comuns do público e registros audiovisuais das edições mais recentes do evento.
O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ e da Rede Gazeta e o apoio institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).